Neste passeio no rio Tejo de barco, partimos da Marina de Cascais, navegando para nascente rumo ao encontro do oceano Atlântico com o rio Tejo, numa verdadeira viagem no tempo à descoberta da História de Portugal. Antiga e contemporânea.
Deixamos para trás a Costa do Estoril, repleta de fortalezas imponentes, com um último olhar sobre o majestoso Forte de São Julião da Barra, que parece vigiar o moderno Campus Universitário de Carcavelos.
Ao entrarmos na margem do Tejo, reparamos na Torre de Controlo de Algés, inclinada e inaugurada em 2001. Concebida para controlar uma extensa área marítima e fluvial, esta estrutura moderna procura ocupar o seu espaço, à semelhança de outras construções que ao longo da história foram erguidas na zona ribeirinha, entre as fortalezas do rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama.
Mais à frente, avistamos a Fundação Champalimaud, seguida do monumento em memória dos soldados que combateram no Ultramar e a Torre de Belém, rodeada de decorações das Armas de Portugal e cheia de nacionalismo implícito. 450 anos de História, lado a lado.
Passamos ainda pelo Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerónimos e Museu da Eletricidade, rumo ao moderno edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), antes de recuarmos mais uma vez na nossa História.